terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Saúde emocional da Mulher

"As mulheres tem melhor saúde do que os homens em algumas áreas, mas a saúde emocional não é uma delas" (OMS)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o estado de bem estar físico, emocional (mental) e social e não meramente a ausência de doença.


Saúde emocional é um conceito positivo que enfatiza recursos sociais e pessoais, assim como a capacidade física.
É defenida como um estado de bem estar , no qual cada pessoa desenvolve seu potencial, lida com as situações de dificuldade e tensão inerentes a nossa vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir com a comunidade em que está inserido.

Os cérebros de homens e mulheres são anatômica, química e funcionalmente distintos, sendo que essas diferenças se apresentam em áreas relacionadas á emoção, cognição, memória e comportamento.
As mulheres estão mais expostas do que os homens a extressores de difícil controle, tanto físicos quanto psicológicos, como por exemplo, aos variados tipos de violência. Entre 15 e 71% das mulheres no mundo sofrem violência física ou sexual em algum momento de sua vida.

A partir da idade de início da mestruação até após a menopausa as mulheres sofrem alterações do humor específicas, na vigência de período pré-mestrual (irritabilidade, ansiedade e humor mais deprimido conhecido como TPM), gravidez, aborto, pós-parto, infertilidade, menopausa, terapia de reposição hormonal e uso de contraceptivos. Todos esses podem se constituir em desencadeantes hormonais de episódios depressivos.

As mulheres são mais vulneráveis a depressões, ansiedade, problemas alimentares, como anorexia e bulimia, estresse pós traumático e a doenças auto imunes, como lúpus. Toleram menos o uso do álcool e sofrem mais com problemas relacionados às mudanças de fusos horários tanto em viagens como no trabalho, quando há turnos rotativos e metabolizam as drogas de maneira diferente dos homens.




FONTE:   Cartilha saúde emocional da mulher - Eletrobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário